- Instituto Conviva / Rede de Migração Unidos no Brasil
- Comunicação popular e comunitária em saúde: iniciativas brasileiras apoiadas pela OPAS e pela Fiocruz apresentam resultados
- Comunidade se une em torno da promoção da saúde pública
Objetivos:
O projeto tinha como objetivos mapear as demandas comunitárias relacionadas à vacinação da Covid-19, combater a desinformação e promover a saúde pública. Além disso, buscou capacitar multiplicadores comunitários para disseminar informações confiáveis.
Público-Alvo:
A maioria dos participantes foi composta por migrantes venezuelanos e colombianos, representando 85,4% do público. Foram alcançados 1800 indivíduos (direta ou indiretamente) por meio das atividades do projeto.
Principais Resultados:
- Forte engajamento das lideranças comunitárias.
- Diagnóstico das necessidades da comunidade e formação de um banco de dados.
- Maior conhecimento sobre vacinas e prevenção da Covid-19.
- Diminuição na crença em teorias conspiratórias.
- Mais de 100 pessoas beneficiadas com a jornada de vacinação.
Produtos:
Informe de Campo
Cartilha informativa
Feedback comunitário:
Seminário A Pandemia e o Território: resultados dos projetos. Fiocruz Brasília (Fundação Oswaldo Cruz - Brasília)
Parceiros:
O projeto contou com o apoio de líderes comunitários locais, agências estaduais e municipais de saúde, e estabeleceu colaboração com a Universidade Federal de Roraima e o Instituto Conviva.
Convite:
Evento de vacinação encerra projeto de combate à desinformação sobre vacina e covid-19 em João de Barro
Nós, membros da Rede de Migração Unidos no Brasil, em conjunto com o Instituto Conviva e o coletivo de mulheres de João de Barro, temos o prazer de anunciar a proposta de um evento de vacinação e atendimento médico para as comunidades de João de Barro, Três Nações e Triângulo Mineiro.
Este evento é o encerramento de um projeto de comunicação, apoiado pela FIOCRUZ em parceria com a OPAS, Ministério da Saúde, SUS e Governo do Canadá, que beneficiou mais de 1000 pessoas com mais de 80 palestras realizadas desde fevereiro até abril, visando combater a desinformação e as fake news sobre a vacina e a covid-19.
A fim de tornar este evento um sucesso, solicitamos o apoio da Secretária da Saúde do Estado e da Coordenadora Municipal de Imunizações - CMI e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde - CGVS, bem como a colaboração da Secretaria da Saúde do Estado como parceiros locais.
O evento aconteceu na sexta-feira, 12 de maio, às 8h da manhã, na sede da ATST.
Acreditamos que este evento é uma oportunidade única de proporcionar acesso à saúde para as comunidades locais e combater a desinformação sobre a vacinação e a covid-19.
Próximos Passos e Perspectivas Futuras:
Espera-se continuar o projeto em João de Barro e replicá-lo em outras comunidades. O projeto teve impacto não apenas na luta contra a desinformação, mas também na criação de uma associação de mulheres e na promoção da saúde pública.