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Projeto: Formação de Intérpretes Comunitários



    El Minicurso de intérpretes comunitarios en lenguas Warao y Kariña, patrocinadoo por la FMAL-CBEAL, de la Fundación Memorial de América Latina y del Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, realizado como Ação de Extensão: Redes e trocas de saberes com migrantes e refugiados em Roraima, vinculada ao Programa UFRR ComUNIDADE: Pessoas Refugiadas e Migrantes - Editais N° 57 e Nº 92/2022-PRAE/UFRR. Contara tambien con el apoyo de la Red de migracion Unidos en Brasil.
    El minicurso forma parte apoyado por FMAL-CBEAL, denominado "FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES COMUNITÁRIOS PARA FACILITAR O ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS PARA INDÍGENAS NÃO FALANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA, NO MUNICIPIO DE CANTA - RORAIMA"
    El propósito de la propuesta es realizar un trabajo comunitario para capacitar intérpretes en la comunidad indígena Warao a Janoko, ya que también podrían ser catalizadores para capacitar a otros indígenas que viven en los abrigos de Boa Vista administrado por la operación acogida en Roraima. 


Contexto
O estado de Roraima tem visto um aumento na migração de indígenas Warao devido ao agravamento político e econômico na Venezuela. No entanto, a migração trouxe desafios, incluindo a falta de acesso a serviços públicos devido à barreira linguística e à falta de preparo dos servidores públicos.

Público-Alvo
Os intérpretes comunitários a serem formados e a comunidade indígena Warao em Canta, Roraima.

Objetivos
Desenvolver uma gestão comunitária participativa e planejada, fortalecendo o nível do conhecimento de português e das leis Brasileiras de políticas públicas dos habitantes da comunidade Warao a Janoko.

Metodologia
O projeto utilizou a metodologia de Paulo Freire, que enfatiza a autonomia do aluno e a participação ativa na construção do conhecimento. Também será empregada a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e metodologias inovadoras de ensino, incluindo aulas virtuais ao vivo, conteúdo gravado e atividades práticas.

Justificativa
O projeto visou fortalecer a cultura e os direitos dos indígenas Warao, além de fornecer material científico para auxiliar na formação de intérpretes comunitários. Também buscou abordar a falta de acesso aos serviços públicos de saúde, educação, moradia e outros, enfrentada pela comunidade.

Desafios
Um dos desafios cruciais para a realização de nosso curso foi a instalação de serviços de internet. Essa conquista permitiu-nos contribuir diretamente para melhorar o acesso aos serviços na comunidade. Essa melhoria beneficiará crianças e adolescentes, que poderão continuar seus estudos e participar de atividades educativas e recreativas. Além disso, a população em geral agora terá acesso a esse serviço, o que representa um avanço significativo.

 Instalação do serviço de internet na comunidade




 Normas consideradas nas aulas

Norma

Tema

Constituição
Federal de 1988

Constituição Federal do Brasil

Lei nº 6.001, de
19 de dezembro
de 1973

Estatuto do Índio

Decreto nº
3.156, de 27 de
agosto de 1999

Distrito Sanitário Especial Indígena:
dispõe sobre as condições para a
prestação de assistência à saúde
dos povos indígenas, no âmbito
do Sistema Único de Saúde,
pelo Ministério da Saúde.

Lei nº 13.445,
de 24 de maio
de 2017

Lei de Migração

Lei nº 9.474,
de 22 de julho
de 1997

Define mecanismos para a
implementação do Estatuto
dos Refugiados de 1951, e
determina outras providências.

Lei nº 9.394, de
20 de dezembro
de 1996

Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional

Decreto 6.861,
de 27 de maio
de 2009

Dispõe sobre a Educação Escolar
Indígena, define sua organização
em territórios etnoeducacionais,
e dá outras providências.

Resolução
do Conselho
Nacional de
Justiça n°
287/2019

Estabelece procedimentos para o
tratamento das pessoas indígenas
acusadas, rés, condenadas ou
privadas de liberdade, e dá
diretrizes para assegurar os
direitos dessa população no âmbito
criminal do Poder Judiciário.

Resolução
Conjunta do
CNJ e CNMP
nº 3, de 19 de
abril de 2012

Dispõe sobre o assento de
nascimento de indígena no Registro
Civil das Pessoas Naturais

Portaria do
Ministério
da Saúde n°
254, de 2002

Política Nacional de Atenção
à Saúde Indígena

Resolução
do Conselho
Nacional de
Educação do
Ministério da
Educação nº
5, de data

Define diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Escolar
Indígena na Educação Básica.

Declaração
das Nações
Unidas sobre
os Direitos dos
Povos Indígenas,
de data

-

Decreto n°
10.088, de 5
de novembro
de 2019

Consolida atos normativos editados
pelo Poder Executivo Federal que
dispõem sobre a promulgação
de convenções e recomendações
da Organização Internacional
do Trabalho ratificadas pela
República Federativa do Brasil.