El Minicurso de intérpretes comunitarios en lenguas Warao y Kariña, patrocinadoo por la FMAL-CBEAL, de la Fundación Memorial de América Latina y del Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, realizado como Ação de Extensão: Redes e trocas de saberes com migrantes e refugiados em Roraima, vinculada ao Programa UFRR ComUNIDADE: Pessoas Refugiadas e Migrantes - Editais N° 57 e Nº 92/2022-PRAE/UFRR. Contara tambien con el apoyo de la Red de migracion Unidos en Brasil.
El minicurso forma parte apoyado por FMAL-CBEAL, denominado "FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES COMUNITÁRIOS PARA FACILITAR O ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS PARA INDÍGENAS NÃO FALANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA, NO MUNICIPIO DE CANTA - RORAIMA"
El propósito de la propuesta es realizar un trabajo comunitario para capacitar intérpretes en la comunidad indígena Warao a Janoko, ya que también podrían ser catalizadores para capacitar a otros indígenas que viven en los abrigos de Boa Vista administrado por la operación acogida en Roraima.
El minicurso forma parte apoyado por FMAL-CBEAL, denominado "FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES COMUNITÁRIOS PARA FACILITAR O ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS PARA INDÍGENAS NÃO FALANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA, NO MUNICIPIO DE CANTA - RORAIMA"
El propósito de la propuesta es realizar un trabajo comunitario para capacitar intérpretes en la comunidad indígena Warao a Janoko, ya que también podrían ser catalizadores para capacitar a otros indígenas que viven en los abrigos de Boa Vista administrado por la operación acogida en Roraima.
Contexto
O estado de Roraima tem visto um aumento na migração de indígenas Warao devido ao agravamento político e econômico na Venezuela. No entanto, a migração trouxe desafios, incluindo a falta de acesso a serviços públicos devido à barreira linguística e à falta de preparo dos servidores públicos.
Público-Alvo
Os intérpretes comunitários a serem formados e a comunidade indígena Warao em Canta, Roraima.
Objetivos
Desenvolver uma gestão comunitária participativa e planejada, fortalecendo o nível do conhecimento de português e das leis Brasileiras de políticas públicas dos habitantes da comunidade Warao a Janoko.
Metodologia
O projeto utilizou a metodologia de Paulo Freire, que enfatiza a autonomia do aluno e a participação ativa na construção do conhecimento. Também será empregada a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e metodologias inovadoras de ensino, incluindo aulas virtuais ao vivo, conteúdo gravado e atividades práticas.
Justificativa
O projeto visou fortalecer a cultura e os direitos dos indígenas Warao, além de fornecer material científico para auxiliar na formação de intérpretes comunitários. Também buscou abordar a falta de acesso aos serviços públicos de saúde, educação, moradia e outros, enfrentada pela comunidade.
Desafios
Um dos desafios cruciais para a realização de nosso curso foi a instalação de serviços de internet. Essa conquista permitiu-nos contribuir diretamente para melhorar o acesso aos serviços na comunidade. Essa melhoria beneficiará crianças e adolescentes, que poderão continuar seus estudos e participar de atividades educativas e recreativas. Além disso, a população em geral agora terá acesso a esse serviço, o que representa um avanço significativo.
Instalação do serviço de internet na comunidade
Normas consideradas nas aulas